Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

As maiores bacias hidrograficas do mundo

Definição
A bacia hidrográfica é definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.

Uma bacia hidrográfica tem como elementos formadores os “divisores de água” – cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, “fundos de vale” – áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, “sub-bacias” – bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, “nascentes” – local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, “áreas de descarga” – locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, “recarga” – local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e “perfis hidrogeoquímicos” ou “hidroquímicos” – características da água subterrânea no espaço litológico.



O homem sempre esteve muito ligada às bacias hidrográficas: na história pode-se observar a importância da bacia do Rio Nilo como berço da civilização egípcia; Outros povos que se desenvolveram próximos a outra famosa bacia foram os mesopotâmicos que se abrigaram no valo dos Rios Tigre e Eufrates; os hebreus, na bacia do Rio Jordão; os chineses se desenvolveram as margens dos rios Yang - Tse e Huang Ho; os hindus, na planície dos Rios Indo e Ganges. E isso, apenas para citar os maiores exemplos.

Existem várias bacias hidrográficas, sendo que algumas possuem maior destaque em razão de sua extensão. Entre as maiores bacias hidrográficas do mundo estão:

- Bacia Amazônica.
Localização: América do Sul.
Extensão: 7,05 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Congo.
Localização: África.
Extensão: 3,69 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Mississipi.
Localização: Estados Unidos.
Extensão: 3,33 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Prata.
Localização: América do Sul.
Extensão: 3,14 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Obi.
Localização: Rússia.
Extensão: 2,97 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Nilo.
Localização: África.
Extensão: 2,87 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Ienissêi.
Localização: Rússia.
Extensão: 2,58 milhões de quilômetros quadrados.

- Bacia do Níger
Localização: África.
Extensão: 2,09 milhões de quilômetros quadrados.

Referências:

ANA (Agência Nacional de Águas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.