Siga o observatório nas redes socias!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

As camadas da Atmosfera

Adaptado de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition
O planeta Terra é envolvido por uma camada fina de gases chamada atmosfera Esses gases são essenciais para manter a vida em nosso planeta. A Terra não é perfeitamente esférica, mas para a maior parte das aplicações, admite-se que ela seja esférica, para facilitar a compreensão. Sendo assim, a Terra possui um raio de aproximadamente 6371km, enquanto a troposfera, a camada mais importante da atmosfera, possui cerca de 15km de altura. Vamos imaginar que a Terra possua o tamanho de uma laranja. A troposfera seria mais fina que a sua casca!


Na Estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que faz a proteção da Terra absorvendo os raios ultravioletas do Sol. É nessa camada que os aviões fazem seus vôos e onde acontece o efeito estufa. Efeito estufa é causado pela emissão de gases na atmosfera, gases como o CO2, que liberado em grandes quantidades, contribui seriamente para o aquecimento global. Este fenômeno acontece devido a forte poluição que o planeta sofre diariamente, e isto está ocasionando buracos na camada de ozônio, o que por sua vez, está causando o aquecimento da atmosfera. Além do aquecimento da terra, essa "falha" na camada de ozônio permite a entrada em demasia de ondas eletromagnéticas na Terra, os conhecidos raios UVa e UVb, o que pode causar diversos tipos de câncer.

Entre 50 e 80 quilômetros de distância da Terra têm a Mesosfera, camada de ar extremamente fria com temperaturas que variam entre –10°C até –100°C  onde existem os íons – pequenas partículas elétricas – utilizados para fazer a transmissão de rádio e TVs. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

A camada seguinte é a Termosfera. Encontra-se entre 80 quilômetros e 500 quilômetros de distância da Terra. É a camada atmosférica mais extensa. O ar é muito escasso e raro, recebendo o nome de ar rarefeito. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 1.000ºC.

A última camada, ou seja, a que está mais distante da Terra, é a ExosferaÉ a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.


______________________________________
Referências utilizadas
 Só Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.