Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

O VERÃO E O INVERNO NAS REGIÕES POLARES


o sol desempenha um papel fundamental para nosso planeta, o de fornecedor de luz e calor. Contudo, nem sempre esses dois elementos se manifestam de maneira igualitária em todas as áreas do globo, como por exemplo nos polos. Os países que se localizam na região do Polo norte são: Estados Unidos (Alasca), Canadá, Rússia, Dinamarca (Groenlândia), Suécia, Finlândia e a Noruega - onde está localizada a cidade de Longyearbyen considerada a cidade mais próxima do polo. Na Antártida não encontramos nenhuma nação localizada em seu solo, mas existem diversas estações de pesquisas financiadas por vários países que estudam o continente gelado.


O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E O SOL DA MEIA NOITE 

O movimento de translação é responsável por essa alternância na incidência de luz e como resultado podemos observar o fenômeno do Sol da meia noite.
Esse fenômeno acontece por que o Sol não se põe durante uma parte do ano. Durante o verão, ele fica inteiramente exposto 24 horas por dia. Isso acontece devido a inclinação do eixo da Terra que faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os polos, durante seis meses de cada ano. No Polo Sul ele ocorre entre outubro e março e de abril a setembro, no Polo Norte.
No solstício de dezembro no Sul, o sol permanece por mais de cinquenta dias acima da linha do horizonte. Durante o inverno os dias com momentos claros vão ficando cada vez menores, até que a noite polar se intensifique por alguns meses. Durante esse período noturno a noite tem 24 horas.


O DEGELO DOS POLOS

Enquanto o debate cientifico cresce em torno do aquecimento global, alguns possíveis impactos desse fenômeno já podem ser observados nas regiões polares, principalmente no ártico. Imagens registradas por satélites (NOAA) mostraram que, devido ao aquecimento global, em abril, o mar de Bering já estava com pouca cobertura de gelo. O derretimento “anormal” do gelo ártico causa inúmeros prejuízos como elevação das temperaturas, impactos no ecossistema, assim como na economia de alguns países.

Na Antártida, os cientistas observaram um fenômeno interessante. Entre os anos de 1979 e 2014, os cientistas verificaram o aumento do gelo marinho na região, contudo, nos últimos anos, observou-se a diminuição do gelo em uma escala preocupante.  

POSTAGEM DETALHADA SOBRE O SOL DA MEIA NOITE 
                              
POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
PÓS GRADUADO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRADUADO EM HISTÓRIA
GRADUADO EM GEOGRAFIA 
AGRO EXTRATIVISTA
FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.